Três mil comerciantes de Itabuna já foram notificados pela Vigilância Sanitária

Carne estragada entre os itens mais apreendidos
Ascom

 

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde de Itabuna notificou, no primeiro semestre do ano, mais de três mil estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios e bebidas por algum tipo de irregularidade. No mesmo período, também foram apreendidos 2 484 quilos dos mais variados produtos alimentícios e de higiene com prazo de validade vencido ou impróprio para o consumo humano.  

De acordo com relatório das atividades referentes ao primeiro semestre de 2013 também foram inspecionados 2.244 estabelecimentos. Por não estar dentro das normas estabelecidas pelos padrões de higiene ou por não atenderem a legislação 280 deles tiveram suas atividades encerradas.

O documento de atuação dos fiscais da Visa mostra ainda que de janeiro a junho deste ano foram emitidos 787 alvarás de funcionamento e 734 estabelecimentos cadastrados pelo município. A Vigilância Sanitária também recebeu 46 denúncias anônimas sobre estabelecimentos irregulares ou que agiam clandestinamente, que foram fiscalizados e, em alguns casos, lacrados.

O coordenador da Visa, Antônio Carlos Carvalho, informa que a partir do mês de agosto os que infringirem a legislação sanitária serão penalizados com abertura de processos administrativos e até com multas para os casos mais graves ou reincidência com o intuito de evitar abusos praticados por alguns setores do comércio itabunense.  

O trabalho da Vigilância conta com uma equipe de 20 fiscais sanitários que diariamente realizam vistorias em feiras livres, hotéis, motéis, restaurantes, bares, casas noturnas, estabelecimentos comerciais e em barracas de vendedores ambulantes.         Carvalho explica que o trabalho de fiscalização é uma rotina que não visa a punição, mas orientar o pequeno, médio ou empresário grande porte, para que atue dentro de normas e padrões de higiene exigidas pelo Ministério da Saúde, a partir da venda de produtos de qualidade.

“A preocupação da Vigilância Sanitária do município é proteger a saúde dos consumidores evitando riscos com a segurança alimentar. Nosso desejo é que os empresários possam trabalhar normalmente sem a preocupação de ser multado ou o estabelecimento interditado em função de irregularidades, muitas delas de fácil solução”, justifica Antônio Carvalho.  

Cadastro - O coordenador da Visa lembra ainda que o cadastro de vendedores ambulantes continua sendo feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas na Vigilância Sanitária, à avenida Manoel Chaves, São Caetano. Carvalho disse que o cadastro é importante porque vai permitir a inclusão dos vendedores em cursos de capacitação que serão promovidos pela Prefeitura. Após a conclusão de cada curso, os participantes receberão crachás e carteiras de identificação que lhes garantirá a permanência das atividades.